A Leishmaniose Canina é causada por um parasita, a Leishmania infantum, transmitido pela picada de flebótomos, insectos muitas vezes confundidos com mosquitos.

Esta doença pode afectar vários animais, incluindo o Homem, sendo por isso considerada uma zoonose.

Porém, nos humanos, excepto no caso dos indivíduos imunodeprimidos, a Leishmaniose tem um prognóstico favorável. Os cães são a espécie mais afectada pela Leishmaniose, muitas vezes com um desfecho fatal. 
Quais os principais sintomas?     

Nem sempre os sintomas da Leishmaniose Canina são evidentes. Os sinais de alerta mais comuns são: febre, queda do pêlo (em especial à volta dos olhos), perda de peso, atrofia muscular, feridas na pele (formação de úlceras no bordo auricular e/ou entre os dedos), problemas nas unhas e, eventualmente, inflamação dos gânglios, do fígado ou do baço e perda de sangue por via nasal.
De facto, os órgãos internos podem ser afectados, ocorrendo, por vezes, anemia, artrite, vasculite ou insuficiência renal grave, o que pode culminar na morte do animal.

É importante ter presente que não existe cura para a Leishmaniose Canina e que, mesmo quando o animal sobrevive, acaba por se tornar um doente crónico, que necessitará de um acompanhamento médico vitalício.

Muito importante! Se viajar para zonas de alto risco com os seus animais, informe-se da existência desta doença mortal e tome as devidas medidas de protecção.

Como posso proteger o meu cão?    

Existem diversos modos de prevenir a Leishmaniose Canina. 

Mesmo sem sairmos de casa, existem medidas que podemos tomar para evitar a exposição dos nossos animais ao parasita em causa. 

Este conjunto de boas práticas passa por:

  • reduzir o habitat dos flebótomos;
  • minimizar o contacto físico, mantendo os cães recolhidos ao entardecer e ao amanhecer – períodos em que os flebótomos estão mais activos;
  • utilizar insecticidas (sprays, spot-on, coleiras repelentes, etc.) e reduzir a intensidade luminosa em casa (os flebótomos voam na direcção da luz).
  • Fazer a vacinação para esta doença

EM SETEMBRO VENHA FAZER A VACINA DA LEISHMANIOSE!

INFORME-SE SOBRE OS NOVOS PREÇOS!!