– O que é o Tártaro Dentário?

O tártaro dentário é caracterizado pelo acumulação de placa bacteriana nos dentes do animal. Em outras palavras, a placa bacteriana que permanece por um longo período “colada” aos dentes do cão começa a endurecer, tornando-se cada vez mais difícil de ser removida.

Isso gera a necessidade de fazer a limpeza de tártaro em cães, e quando não feita,  pode levar à perda dos dentes.

– Higiene Bucal

O tártaro, quando não é tratado, pode avançar para os tecidos que dão suporte aos dentes e chegar aos vasos sanguíneos, levando as bactérias aos outros órgãos do cão e causando infeções graves. Também os dentes apodrecem e caem, causando dor ao seu animal.

Assim, a remoção do tártaro é fundamental para prevenir doenças e garantir a qualidade de vida do seu animal.

– Limpeza de tártaro, qual a frequência ideal?

Não devemos esperar o animal acumular uma grande quantidade de tártaro para, só então, tratá-lo. A melhor maneira de prevenir o seu aparecimento é escovar diariamente dos dentes. Caso não seja possível, deve-se fazer a limpeza periódica com o médico veterinário.

Durante as consultas o seu Médico Veterinário poderá verificar as condições bucais do animal e indicar o melhor momento para o tratamento.

A limpeza de tártaro em cães deve ser realizada numa clínica veterinária, pois envolve anestesia geral.

– Como prevenir o tártaro?

Prevenir é sempre a melhor opção, e a melhor forma é escovando frequentemente os dentes. Esta limpeza deve ser feita com regularidade, diariamente, protegendo assim os dentes do seu animal.

 

Caso tenha dúvidas, não hesite em contactar-nos!